Lá vem ele de novo... Esta foi a primeira carta desse ciclo de leituras e agora está de volta. Voltamos também a receber um arcano maior, que busca chamar nossa atenção para a importância dessa semana. É uma semana em que as coisas acontecem mais dentro do que fora. Estaremos voltados para dentro, e aqui no Sudeste até que o clima está favorecendo isso mesmo: mais recolhimento.

O Ermitão sabe que o conhecimento não nos chega de um dia para o outro. Logo, ele sabe que tem que se capacitar, estudar e se aprofundar um pouco a cada dia para alcançar a sabedoria. Não é à toa que aparece quase sempre como um homem mais velho, indicando que a passagem do tempo e as experiências são extremamente necessárias para nosso aprendizado.

Eu escolhi essa carta porque ela traz uma luz mais solar (embora seja noturna), ao mesmo tempo outonal como a que estamos vivenciando por aqui, e mostra um ermitão menos soturno e mais simpático. Ele está lá sossegado estudando em sua biblioteca adquirindo conhecimento. Não é à toa que estou louca para mergulhar em vários livros. Esta semana será ótima para ganharmos conhecimento e entendimento através de várias leituras, estudos, aulas, workshops.

Uma semana também para aprendermos com os mais velhos, os mais experientes, os especialistas, os entendidos naquilo que queremos compreender. Um tempo para buscarmos o ouro interno, a sabedoria, representada nesta carta pela lamparina e pela coruja. Me sinto um bocado como este Eremita neste instante. Enquanto todos dormem, acesso os meus conhecimentos superiores para entender, interpretar e escrever sobre ele. No silêncio da noite, no recolhimento, nos momentos de meditação, entrando no vazio, é que acessamos a maior quantidade de informação. É um tanto de conhecimento, que faz fichas caírem e entendimentos vêm de enxurrada. Esse é meu horário preferido para acessar meus oráculos -- quando nada pode me perturbar, o telefone não toca, a rua silencia...

Procuremos durante esta semana entrar em contato conosco nesses momentos de silêncio, de presença, de mergulho no aqui e agora, de sentir-se, ouvir-se. Mesmo que sejam poucos minutos. Faça como o Ermitão: investigue, caminhe pelas trilhas de seus próprios sentimentos e emoções, reúna-se com seus botões, converse com eles e aguarde a resposta. Ela tarda mas não falha.

Boa semana a todos!

Bela Medeiros