Parece que o aprofundamento do Ermitão vai trazer alguns esclarecimentos durante essa semana. A Torre, como a própria imagem indica, traz à tona a desconstrução de algo que acreditávamos estar seguro e certo, mas não era como pensávamos. A Torre é o contato inevitável com a verdade.

A Torre do ponto de vista espiritual tem um significado muito forte visto que em seu simbolismo mostra um raio vindo do céu, ou o olho que tudo vê, derrubando a construção e derrubando geralmente duas figuras (um casal), que caem de ponta cabeça. A Torre é algo que acontece e muda o curso do destino. Mas não sem antes causar um certo rebuliço por dentro e por fora.

Acredito que a Torre dessa semana retirará muitas máscaras, de pessoas e situações, esclarecendo o que precisa ser dito. A realidade, o cair na real (que é mais um significado para a queda da Torre) às vezes pode deixar um gosto amargo na boca, mas é melhor cortar o mal pela raiz. O que adianta ficar se enganando? A Torre simboliza a desconstrução de crenças e dogmas importantes.

A Torre precede a carta da Estrela no Tarot e simboliza o fim, o impacto de algo tão profundo que nos transforma e leva à iluminação, à transcendência e a um novo ciclo. Eu uso um baralho completo, com arcanos maiores e menores, o fato de sair um arcano maior (Ermitão) seguido de outro (Torre) mostra que essas semanas estão mais densas e profundas com mais acontecimentos importantes do que o normal. Esses acontecimentos podem ser internos ou externos.

No plano físico, não pude deixar de notar a quantidade de mortes por desmoronamento do final da semana para essa e também ocorreram algumas quedas literais -- eu caí no domingo, tomei um tombo ridículo, que me deixou toda dolorida e uma amiga minha acabou de cair no aeroporto hoje voltando de viagem para São Paulo. E soube de outras questões parecidas. Logo, é mais um sentido para observarmos quando a carta aparecer. Às vezes os simbolismos do Tarot ficam tão sólidos que a gente acaba vivenciando dessa forma, na prática.

"Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!"