Retomando a série de interpretações semanais, toda segunda eu vou sortear uma carta que regerá a semana do ponto de vista espiritual. A ligação do Tarot com a espiritualidade é algo que sempre me atraiu. Toda consulta que realizo tem em algum momento um ponto de vista espiritual. Talvez por eu enxergar a consulta como um momento de encontro espiritual importante entre consulente e tarólogo. Não sou médium de clarividência, mas por mais que usemos apenas a técnica, há um momento que deve haver a conexão entre as duas energias para que a consulta tenha um bom fluxo interpretativo. 

Quanto melhor essa conexão, melhor a consulta. Por isso, não adianta se fechar em copas e esperar que o tarólogo adivinhe tudo que você está pensando ou passando. Porque não é assim que funciona. Quanto mais soubermos, mais poderemos esclarecer as perguntas, mais exatidão poderemos oferecer. Mas, enfim, falo por mim e por meus métodos. Cada tarólogo, cartomante, sabe lá a sua técnica preferida. 

Indo ao que interessa, vamos falar do nosso misterioso Ermitão. A carta de número IX é um arcano maior do Tarot. Pra mim, os arcanos maiores têm um peso, no sentido de importância, quando o assunto é a espiritualidade. Então, já começamos com uma peça forte no tabuleiro para entender os movimentos espirituais que permearão nossas vidas até o próximo domingo.

Amanhã, temos eclipse e Lua Nova em Peixes, ou seja, num dos signos mais espirituais do zodíaco, ou melhor: no signo que representa o próprio espírito no mundo zodiacal. Eu estava aqui refletindo se me exporia na terça-feira num trabalho ou se ficaria na minha. Mas pensando no mergulho espiritual que já venho fazendo durante esses dias (e vocês também andam mergulhando?), ponderei: "é, acho difícil as coisas renderem de forma muito prática num dia onde a espiritualidade estará chamando como nunca". E aí, apareceu o Ermitão, como a cereja do bolo, pedindo justamente o recolhimento.

O Ermitão quase sempre é representado por um velho, um sábio, que reuniu ao longo dos anos, passo a passo, os seus conhecimentos espirituais. Fala de todas as experiências que devemos passar e adquirir para nosso aprendizado e missão espiritual. Ele leva uma lamparina nas mãos, trazendo a luz para as sombras. A luz pode ser a representante do divino, da esperança e da fé ou pode ser o conhecimento que ilumina.

O Ermitão percorre o caminho da busca espiritual sozinho. Porque a solitude é necessária para que possamos apagar as vozes e influências ao redor para nos encontrarmos. Tem horas que só precisamos da nossa caverna, nosso quarto, nosso lugar, para poder nos ouvir em silêncio. Hora de entrar no vazio, para ouvir as respostas do Eu Superior. 

Embora a gente esteja num semana bem pisciana, o Ermitão me traz muito a imagem de Capricórnio. Por ser o velho e por essa carta sempre trazer com ela uma questão de tempo. Um tempo de espera necessário, o tempo da paciência, para que as ideias, os planos, os conceitos possam se assentar. Não podemos queimar etapas. O Ermitão pede um "dar tempo ao tempo" das coisas, das pessoas, dos acontecimentos e da natureza.

Então, parece que as respostas que procuramos não vão surgir de supetão essa semana. Teremos um momento de calma e de espera, de leituras, de busca pelo conhecimento, de entendimento, dessa busca dentro de nós mesmos pela nossa verdade, de silêncio e de meditação (e até mesmo de conectar-se com seus oráculos favoritos). Tudo sinaliza que essa semana trará um mergulho ainda mais profundo nas águas de nosso inconsciente de onde sairemos renovados e mais cientes de nossas emoções e direções a seguir.

Que respostas você espera encontrar até a próxima semana?

Espero que tenham gostado do texto e até a semana que vem!

Para consultas presenciais (Rio de Janeiro) ou online, fale comigo: belamedeirosterapeuta@gmail.com