Muitas pessoas me perguntam se é preciso acreditar nos florais para que eles tenham efeito. A resposta é: não.
Os florais não têm nada a ver com nenhuma crença específica, não são magia (não no senso comum da palavra), não dependem de rituais místicos ou fé.
Os florais são "remédios" energéticos que equilibram a nossa parte mais sutil. E para tratar o que é sutil é preciso uma ferramenta igualmente sutil. Não espere encontrar nenhum químico ativo na fórmula floral. Por isso, algumas fontes tratam os florais como placebo. Porque ao analisá-los encontram apenas água e conhaque, que é o conservante na maioria das vezes utilizado nas fórmulas.
Amigos, não é por que não temos um equipamento capaz de medir a energia sutilíssima das flores que ela não existe. É muita prepotência do homem definir aquilo que não consegue explicar como inexistente ou ineficaz.
Se os florais dependessem de crença e fé não teríamos tantos resultados com crianças, animais e plantas.
Um dia teremos ainda muitos estudos que consigam satisfazer a necessidade de quem precisa de números para se sentir seguro. Eu ainda vou pesquisar com calma para trazer alguns números de estudos aqui para vocês.

Clique aqui para poder saber um pouco sobre um projeto muito legal brasileiro. O Hospital das Clínicas de Recife oferece a terapia floral gratuitamente para os pacientes com câncer. Aos poucos estamos conseguindo ganhar espaço no meio científico e acadêmico.

Outra dúvida que sempre surge é sobre o efeito das flores. Por que umas pessoas sentem muita melhora e outras não?
Temos duas opções: a primeira é o erro na indicação das essências. Se aquelas essências não são as indicadas para o momento do paciente certamente não trarão benefícios, mas também não causarão nenhum efeito contrário. Por isso, é que não devemos pegar aquela fórmula antiga e refazer sem ter noção se aquelas essências ainda servem para nós. A outra opção é: a própria pessoa não se encontra sintonizada com o aprendizado do momento. Embora para o terapeuta as essências estejam claras, para o próprio sujeito tratado aqueles desafios ainda se encontram escondidos. No livro Medicina da Alma, temos uma definição bem clara sobre essa relação entre o lado sutil do paciente e a sutileza dos florais: "A ação do floral é totalmente magnética e etérica, e a resposta dessa atuação é o restabelecimento emocional da pessoa, o que produz efeitos mais ou menos intensos conforme a vibração mento-emotiva de cada um". Nesses casos, não é preciso desistir do tratamento. O terapeuta pode trabalhar o autoconhecimento do paciente para que ele se perceba mais e que possa aos poucos, retirando as camadas do ego, chegar ao cerne de suas questões emocionais.

Se você já tiver afinidade com os assuntos relacionados à energia, leia "Como funcionam os florais?" aqui.

E, se tiver mais alguma dúvida, pode deixar um comentário ou escrever para floraisdobem@gmail.com