Eu poderia começar este texto colocando um outro título, que provavelmente chamaria mais atenção: Eliminando sofrimentos com os Florais de Bach. Mas, resolvi seguir a filosofia de Dr. Bach, que nos ensina que para combater os “nossos males” nada melhor do que cultivar as virtudes correspondentes.

Isso me lembra meus primeiros textos onde debatia que para tudo era preciso equilíbrio, considerando que qualquer virtude em excesso se torna um defeito. E o conhecimento de Dr. Bach nos remete exatamente a esse princípio. Digamos que ele não enxergava defeitos nas pessoas, mas sim virtudes em desequilíbrio.

Assim, quando indicamos uma essência para alguém, devemos reforçar o que chamamos de “potencial positivo” da essência. Por exemplo, se indicamos a essência Vine para uma pessoa que apresenta uma postura dominadora e autoritária, devemos reforçar que ela a partir de então usará seus dotes para ajudar os outros, inspirando-os, sendo um líder, professor ou pai mais sensato.

Esta semana alguns pensamentos se cruzaram nesta direção, mostrando que a saída é sempre o equilíbrio. Um raciocínio que cabe para o entendimento de outras ciências que ajudam no nosso autoconhecimento.

Para quem gosta de astrologia ou numerologia como eu, vamos a uma pergunta: Existe um mapa bom? O seu mapa é bom?

Se você respondeu sim ou não, errou. O que aprendi em meus estudos e no contato com os astrólogos é que existem características em potencial a serem desenvolvidas. Se elas serão desenvolvidas ou não, depende de você. O caminho existe, mas quem dá cada passo somos nós. Nascemos com todas as “armas” que precisamos para alcançar nossos ideais nessa existência. Se vamos utilizá-las para o nosso próprio bem (e do próximo), é outra questão.

Por exemplo, se tenho o número 4 como um número cármico no meu mapa, posso utilizá-lo de forma positiva para desenvolver: Força de vontade, disciplina, disposição para o trabalho e organização. E, se estiver em desequilíbrio, será observado o lado negativo dessa característica: Bloqueio, repressão, preconceito e limitação.

É tudo uma questão de escolha e equilíbrio. Lembre-se que você é totalmente responsável por tudo que lhe acontece. E, em um aspecto mais amplo, somos responsáveis pelo mundo que está aí. Nós o criamos com todas as suas qualidades e defeitos.

Então, pense qual lado da moeda você quer viver. Você é um ser em evolução. Se existe algo lhe incomodando, mude. Se existe sofrimento, liberte. Não tenha receio em pedir ajuda. Nosso caminho é a felicidade no presente. Se você não se sente bem consigo mesmo, há algo para ser equilibrado. Por favor, não desperdice suas virtudes!