Depois do meu primeiro curso de florais, achei interessante ver como muda nossa percepção quando há a passagem de paciente para terapeuta. O curso foi muito interessante e trouxe dicas muitíssimo valiosas.

Gostaria de compartilhar com vocês algumas dessas dicas e até esclarecer algumas dúvidas que as pessoas tem com relação aos florais (nesse caso, os de Bach). Embora o Dr. Edward Bach tenha descoberto todas as 38 essências do sistema no final da década de 30, até hoje muitas pessoas nem ao menos ouviram falar dessa magnífica ferramenta pra cura interior (e conseqüentemente exterior).

O que são os Florais de Bach?

São o conjunto de 38 essências, em que cada um se identifica com um estado emocional e mental específico. Soma-se a eles o Rescue Remedy, uma combinação de cinco dos florais concebidos para situações difíceis.

37 dos 38 florais baseiam-se em flores silvestres e flores de árvores individuais. Exceto o Rock Water, que é feito de água de uma fonte com poderes curativos.

Como eles funcionam?

Os florais tratam o indivíduo e não sua doença ou sintomas. Atuam no estado emocional. O Dr. Bach compreendeu que pessoas com o mesmo problema reagem de maneira diferente ao tratamento. Assim, por exemplo, duas pessoas com artrite podem melhorar tomando florais diferentes. Uma pode estar resignada e entregue à doença e outra pode estar muito impaciente com ela, por isso cada caso é um caso.

Como se dividem?

DR. Bach dividiu as 38 essências em sete grupos, representando os conflitos fundamentais que nos impedem de sermos verdadeiros conosco. São eles:

- Medo
- Incerteza
- Falta de interesse nas circunstâncias presentes
- Solidão
- Hipersensibilidade a influências e idéias
- Desespero
- Preocupação excessiva com o bem-estar dos outros

É incrível, não? Quem de nós já não pensou em como seria maravilhoso haver remédio para esses sentimentos? E eles estão aí, à venda em qualquer farmácia de manipulação.

Esse é apenas um dos primeiros posts sobre os florais. Vem muito mais por aí.
Mas, se tiverem alguma dúvida, podem me escrever.

Leiam também - Como funcionam os florais?