Uma coisa que aprendi com o tempo é que para cada alma existe um tipo de lição e também uma maneira de aprender essa lição. Cada um de nós é como uma fechadura trancada que apenas determinada chave poderá abrir e revelar a essência.

Falo isso porque gosto muito de compartilhar meus aprendizados e crenças, mas nem sempre as pessoas estão prontas ou receptivas a tudo que temos a dizer. Mas, aprendi a confiar que a máxima “quando o discípulo está pronto, o mestre aparece” é verdadeira.

Às vezes uma certa técnica ou conhecimento que funciona para um indivíduo não funciona para outro. O que às vezes está claro como dia para nós e se encaixa perfeitamente nos nossos objetivos soa como mentira ou algo sem importância para alguém que viva exatamente a mesma questão que nós.

Somos como crianças no pré-escolar, cada uma no seu ritmo de aprendizado. Umas aprendem logo o abecedário, outras gostam mais de brincar com números e demoram a ler. Na vida também é assim.

Ainda bem que podemos contar com a perfeição do Universo. Ele nos dá tantas chances quantas forem necessárias para nosso aprendizado. Temos toda a eternidade para aprender. Mas, assim como na escola, quem se empenha passa logo de ano e quem acha que é mais legal deixar o estudo pra depois vai acabar de recuperação nas férias.

É como dizem “se não aprendemos por amor, aprendemos pela dor”. Temos todas as ferramentas para aprender pelo amor, sempre. Mas quando estamos cegos ou adormecidos, a vida trata de dar um jeito de nos despertar. E aí surgem as questões que nos tiram da estabilidade e nos atiram a uma nova realidade para que possamos aprender. Pode ser um problema no relacionamento, uma doença, uma questão familiar uma questão existencial...embora pareçam problemas, estas são as questões que nos fazem despertar para nosso verdadeiro caminho.

Esses “problemas” são na verdade nossos mestres de verdade. São eles o maior sinal que podemos ter do assunto para o qual devemos voltar nossa atenção. Não só na prática, mas também buscando as origens daquelas questões.

E o melhor disso tudo é que nunca estamos sozinhos. Tem sempre alguém ajudando nesse processo. Pode ser um amigo, um terapeuta ou até mesmo alguém que você nem conheça, que olhe por você em outro plano.

Por isso, não é preciso ter medo. Peça ajuda quando precisar e ela sempre virá. Mesmo que você não a reconheça à prieira vista.