Existem respostas que estão adormecidas em nosso inconsciente, mas que com o tempo, com nossas experiências e aprendizados vão ressurgindo. Muitas delas não sabemos explicar muito bem, mas podemos sentir. Uma dessas respostas que há muito se faz clara pra mim e que vem sempre aparecendo aonde quer que olhe é que uma imensa parte dos problemas de qualquer pessoa se resolve com duas singelas palavrinhas: amor e perdão.

À primeira vista, você vai pensar no amor e no perdão na direção de outras pessoas. Vai pensar em amar mais o próximo e perdoar seus “inimigos” ou desafetos. Mas, antes disso, que tal pensar primeiro em si mesmo?

Meus últimos estudos me levaram à conclusão de que antes de qualquer coisa precisamos primeiro nos amar e perdoar. Porque só assim poderemos seguir adiante e fazer o mesmo com o próximo. Os mais diversos problemas surgem do fato de não nos aceitarmos e de não nos amarmos o suficiente para perdoar a nós mesmos. A autora Louise Hay, com seu livro Você Pode Curar Sua Vida, tem me ajudado muitíssimo a compreender isso. Uma coisa tão óbvia que te faz pensar: como é que eu não pensei nisso antes?

Acho que tem muita gente por aí que reúne tanto ressentimento por não perdoar a si próprio e por não deixar o passado ir...que depois isso pode piorar transformando uma doença emocional em uma doença física, para que tenha que encarar o problema de frente. Então, meu povo, vamos nos dar a liberdade de nos perdoarmos por tudo, qualquer coisa que já fizemos (ou não fizemos!). Pronto! Já passou! Hoje é um novo dia! O futuro maravilhoso que você sonha só acontecerá a partir da mudança de hoje...de uma nova construção que começa agora.

Ame-se muito. Dirija a você todo o amor que gostaria de receber dos outros. Esse é o primeiro passo para começar a viver uma verdadeira liberdade de qualquer amarra do passado. Sei que não é fácil. Às vezes as mágoas são tantas, tão profundas, mas também acho que simplesmente viciamos em certos sentimentos. Ei!, lembre-se, você é livre para mudar. Não espere um Ser Superior aparecer e dizer isso. Não se martirize. Alguém lá em cima apenas quer que você seja feliz. Por que não sê-lo? Aceite a felicidade. Você merece!