Quem espera sempre alcança ou cansa? São tantas dúvidas que nos percorrem todos os dias. Confesso que tenho a tendência de querer sempre correr à frente, como se pudesse pular uns dias, às vezes anos à frente, e dar uma espiadinha no que o destino me guardou. Mas, se não investir no agora, como haverá futuro? Se não parar para cultivar todas as sementes, como terei meu belo jardim?

A vida tem me mostrado de maneira tão forte ultimamente o quanto cada pedra escalada nessa grande montanha, que é a vida, tem sua importância. Cada passo, cada aprendizado, soará muito valioso em algum instante futuro.

No tempo presente, muitas dessas pedras agarram nos sapatos, incomodam e machucam. Pode ser aquele plano atrasado, aquela prova em que não passamos, aquela resolução que não chega ou uma perda que nos deixa mais triste. E aí chutamos e xingamos este “obstáculo” que muitas vezes só cumpre a função de nos impulsionar para um novo degrau de conhecimento e desenvolvimento pessoal. E cometemos o erro de nos cercarmos de sentimentos ruins que só atrapalham na caminhada.

Às vezes é mesmo preciso parar um pouco a escalada. É necessário olhar pra trás e perceber o quanto já subimos. Encontrar e aceitar o que deve ser melhorado para seguir caminho. Aceitar esta parada, para recuperar o fôlego e entender que cada passo só poderá ser dado a seu tempo. (E não adianta querer trapacear.) Seja realista, olhe no espelho e veja o que realmente precisa ser modificado para a vitória de seus sonhos.

Lembre-se: Não adianta reclamar. Você está onde exatamente seus pés o levaram. Você construiu seu caminho e só você pode mudá-lo. E o mais importante: você sempre pode mudá-lo daqui para frente. Não tenha medo de mudar a rota!

Hoje recebi uma forte lição sobre a paciência e a espera pela maturação dos frutos que precisamos colher. E também agradeci a muitas pedras que apareceram no meu caminho. À primeira vista, grandes obstáculos, mas na verdade, para quem tem coragem de escalá-las, só um atalho para alcançar o ponto mais alto da montanha na metade do tempo.

Agradeço a tudo que me fez perceber pontos importantes a modificar para meu próprio bem.

Faça este exercício: agradeça a grande lição aprendida com os problemas que está vivendo. Sim, comece aceitando que todos eles têm algo a lhe ensinar. E receba em troca à bela vista do alto da sua montanha.